Banco Central lança consulta pública para PIX saque e PIX troco

Banco Central lança consulta pública para PIX saque e PIX troco

Previsão é de que as modalidades estejam disponíveis em agosto deste ano.

Por Admin 10/05/2021 - 14:12 hs
Foto: BC

O Pix foi criado pelo Banco Central do Brasil e é um meio eletrônico de pagamentos e transferências. O recurso funciona instantaneamente e as transações bancarias podem ser realizadas utilizando um aparelho celular a qualquer hora do dia. Em segundos, praticamente em tempo real, a operação é concluída.

Nesta segunda-feira (10) o Banco Central abriu uma consulta pública sobre novas modalidades do PIX.

Nesta proposta inicial o Banco Central irá disponibilizar duas novas modalidades: o PIX SAQUE (operação exclusiva para saque) e o PIX TROCO - associada a uma compra ou prestação de serviço.

O Banco Central irá disponibilizar, a principio, quatro operações gratuitas por mês nestas novas modalidades, sendo cobrada uma tarifa a partir da quinta transação. O valor de saque diário será definido em R$ 500,00.

"Todas essas regras estão sendo submetidas a contribuições da sociedade [por meio da consulta pública] e serão aperfeiçoadas após o processamento das sugestões recebidas", acrescentou. A consulta pública vai até 9 de junho e está disponível na página do BC.

"As duas inovações trarão mais conveniência aos usuários, ampliando a capilaridade do serviço de saque; e o aumento da competição ao proporcionar melhores condições de oferta e de precificação dos serviços de saques, principalmente pelas instituições digitais e todas as demais instituições que não contam com rede própria de agências ou de ATMs", informou a instituição.

Fonte: G1