Operação Curto-Circuito é desencadeada em Rio Grande

Operação Curto-Circuito é desencadeada em Rio Grande

Três pessoas foram presas em flagrante pelo crime de receptação.

Por Gésley 26/03/2021 - 12:28 hs
Foto: Polícia Civil
Operação Curto-Circuito é desencadeada em Rio Grande
Materiais apreendidos

Na manhã desta sexta-feira (26/03), a Polícia Civil de Rio Grande por meio da 1ª Delegacia de Polícia desencadeou a Operação Curto-Circuito que visa coibir o furto e a receptação de fios e cabos de energia elétrica, tampa de bueiros e hidrômetros.

A operação contou com a participação de 50 policiais civis e o apoio da Brigada Militar e Guarda Municipal da cidade de Rio Grande, tendo cumprido 18 mandados de busca e apreensão. 


Durante o cumprimento dos mandados de busca, três pessoas foram presas em flagrante pelo crime de receptação. Estas pessoas eram donas de ferro-velhos/ recicladoras na cidade. 

Ainda, foram apreendidos aproximadamente 200 quilos de material furtado. De acordo com a delegada regional Lígia Marques Furlanetto, o prejuízo com os furtos do material vai muito além dos objetos apreendidos, uma vez que a interrupção da energia elétrica ocasionou prejuízo na perda de produtos perecíveis e danificou maquinários. 


De acordo com o delegado Maiquel Fonseca, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Rio Grande, em razão desta investigação, foi descoberto, ainda, um esquema de adulteração em catalisadores.  De acordo com Fonseca, o consumidor levava o carro para lavar ou consertar e o catalisador era retirado do veículo e o cano de descarga soldado, assim o poluente do veículo é liberado diretamente no meio ambiente. Os receptadores retiravam uma substância que filtra e que parece um carvão e revendiam por 400 reais a cada 500 gramas do material. Este material  e o catalisador eram vendidos ao ferro-velho. 

Informações a respeito das investigações podem ser obtidas com a 1ª Delegacia de Polícia de Rio Grande.

Texto, fotos e Fonte: Polícia Civil