Seja bem vindo
São José do Norte,13/08/2022

  • A +
  • A -

Papa Francisco se encontra com número 2 da Igreja Ortodoxa da Rússia

Foto: g1.globo.com
Papa Francisco se encontra com número 2 da Igreja Ortodoxa da Rússia




O pontíficie conversou frente a frente com Anthony Bishop. Papa Francisco durante encontro com o bispo russo Anthony Bishop
Vatican Media/­Handout via REUTERS
O papa Francisco se encontrou com o bispo Anthony Bishop, o segundo líder mais poderoso da Igreja Ortodoxa Russa, nesta sexta-feira (5), antes de uma cúpula esperada no próximo mês com seu patriarca Kirill, que apoia a guerra na Ucrânia.
Foi sua primeira reunião desde que o antecessor de Anthony, Hilarion, foi deposto em junho em uma decisão abrupta indicando discórdia no topo do Patriarcado de Moscou sobre o conflito.
O Vaticano listou Bishop nas nomeações oficiais do papa, mas não deu detalhes do que foi discutido na audiência privada.
Papa Francisco durante reunião com o bispo Anthony Bishop, da Igreja Ortodoxa Russa
Vatican Media/­Handout via REUTERS
O papa participará de um congresso de líderes religiosos na capital do Cazaquistão, Nur-Sultan, nos dias 13 e 15 de setembro, onde disse que espera se encontrar com Kirill.
Bulat Sarsenbayev, chefe da organização cazaque que sedia o congresso, disse ao Astana Times que Kirill confirmou sua presença lá.
Um aliado próximo do presidente russo Vladimir Putin, Kirill deu um apoio entusiástico à invasão da Ucrânia pela Rússia, que o patriarca vê como um baluarte contra um Ocidente que ele considera decadente.
Patriarca russo, Kirill, durante evento em 2019
Sergey Pivovarov/REUTERS
A postura de Kirill causou uma rixa com o Vaticano e desencadeou uma rebelião interna que levou ao rompimento dos laços de algumas Igrejas Ortodoxas locais com a Igreja Ortodoxa Russa (ROC).
Francisco, que chamou o conflito de "guerra de agressão cruel e sem sentido", planejava se encontrar com Kirill em 14 de junho em Jerusalém, mas cancelou por conselho de diplomatas do Vaticano.
Eles se encontraram uma vez, em Cuba em 2016 – o primeiro encontro entre um papa e um líder da Igreja Ortodoxa Russa desde o Grande Cisma de 1054.



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login